segunda-feira, 19 de março de 2018

Harvey - Estudo Dirigido I

A leitura do texto Modernidade e Modernismo (p. 21-44), capítulo 2, do livro Condição Pós-Moderna, Harvey, é essencial para a proposta do exercício de G1. Seguem as perguntas abaixo. 
1.  Quais as características considerados por Harvey a partir de outros autores que marcam a modernidade?
2.  Segundo Habermas, em que consiste o projeto da modernidade?
3.  Quais os argumentos de Max Weber contra o Projeto Iluminista?
4.  "As mudanças da modernidade e a sensação de fragmentação e efemeridade demandavam uma postura do artista moderno". Na visão de Baudelaire, o que deveria fazer o artista moderno bem-sucedido?
5.  Que aspectos forçaram os produtores culturais a seguir uma forma de competição de mercado que reforçariam  processos de “destruição criativa” no campo estético?
6.  Por que o autor afirma que o “modernismo era uma arte das cidades”?
7.  O pensamento iluminista que tendia ao universalismo julgava ser possível chegar a leis universais mediante o uso da razão. O que ocorre com a fixidez categórica do pensamento iluminista a partir de 1848?
8.  O período do modernismo chamado “heróico” tem uma de suas alas recorrendo à necessidade de estabelecer um mito “eterno”. Que elemento foi utilizado para isto?
9.  A que fatores o autor atribui a absorção do modernismo pelo establishment político após a segunda guerra mundial?
10. Em que contexto surgem os movimentos contraculturais e modernistas dos anos de 1960? Quais são os princípios dos movimentos de contracultura?
11.  Quais as noções de modernidade podem ser extraídas deste texto e das discussões em sala de aula?

É importante desenvolver as respostas além de uma transcrição direta do texto. Redigir as respostas na maneira discursiva e entregá-las na forma impressa, na aula do dia 04 de abril. Neste dia, faremos um debate sobre as questões tratadas no texto. Na ocasião, também conversaremos sobre as noções de modernidade e as propostas do exercício de G1.
Data de entrega: 04 de abril.
Atenção: não responder na área de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário