sábado, 26 de maio de 2018

G2: "Pós-modernidade"


Trabalho individual ou em dupla
  
Escrever um artigo ao estilo de iniciação científica [5.000 a 10.000 caracteres, ver modelo do P&D 2012] que apresente a análise de um objeto/fenômeno contemporâneo segundo a sua relação com as noções que caracterizam a "pós-modernidade". Utilizar as leituras realizadas durante a disciplina como fundamentação teórica do artigo. São estas: Condição Pós-Moderna (Harvey, 2009), A Identidade Cultural na Pós Modernidade (Hall, 2004) e Cenas da Vida Pós Moderna (Sarlo, 2006). É desejável a inclusão de um quarto autor a ser indicado pelo(a) aluno(a) para a condução do argumento principal do artigo.

1 - Estrutura básica:

Título / Subtítulo
Nome dos(as) autores(as)

·    Resumo: redigir breve resumo do artigo (entre 100 e 200 palavras). O leitor utiliza o o resumo para ter uma noção da temática, do escopo e do propósito do artigo. Nesta parte pode ser descrito o aporte teórico, a metodologia de análise e uma breve menção ao argumento principal do artigo.


·     Introdução: Esta parte corresponde à apresentação do trabalho: motivos da escolha, relevância da temática (opcional), contextualização ampla e apresentação do argumento principal a ser defendido. Nesta parte do artigo, comumente visualiza-se a constituição de um "cenário" (premissas para início da discussão do artigo).

·    Desenvolvimento:
o   Exposição de referências e critérios de análise: o que será observado, como será observado, quais os conceitos e o referencial empregado. Discussão das ideias principais.
o   Apresentação do objeto ou fenômeno: contexto de uso ou experiência/convivência, características, apelos e valores.
o   Análise crítica: identificação dos conceitos que caracterizam a "pós-modernidade", explicação e discussão sobre a relação entre o objeto/fenômeno e as noções pós-modernas.
         
·    Conclusão: síntese dos principais aspectos analisados, retomada e fechamento da argumentação principal e possíveis desdobramentos (opcional).

2 - Transcrição e citação
A transcrição (reprodução de um pequeno trecho) e a citação (reprodução de um trecho superior a 3 linhas) são permitidas. Contudo, é aconselhável não utilizá-las em excesso. O artigo deve ser escrito nas próprias palavras do(a) autor(a).

3 - Fundamentação teórica
A fundamentação em Harvey, Hall e Sarlo deve constar ao longo do texto como base para a reflexão (constituição do argumento principal) a ser encaminhada. A fundamentação indicada pelo(a) aluno(a) deve ser principalmente utilizada para a construção do argumento principal.

Normas e referências 
Todas as informações e ideias que não são do(a) aluno(a) devem seguir as referências bibliográficas da PUC-Rio. As normas para apresentação de teses e dissertações da PUC-Rio devem ser utilizadas como referências. 
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/norma%20geral.pdf
Atenção: As referências no trabalho devem ser evidenciadas e devidamente atribuídas de modo a não configurar plágio

Bibliografia 
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2006.

Bibliografia indicada
A ser encaminhada pelo(a) aluno(a)

Características formais:
Seguir o modelo P&D 2012, sem o título em inglês, keywords e abstract. Retirar o logotipo e a indicação do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Luís (MA).
-->

Entrega e apresentaçãoO trabalho deve ser entregue na forma impressa e apresentado (resumo dos principais aspectos do artigo). No caso de dupla, é necessário que ambos apresentem.

Data de entrega do título/subtítulo e resumo: 04 de junho.
Data da indicação de bibliografia (quarto autor) e da redação da introdução: 06 de junho.
Data da redação parcial do desenvolvimento: 13 de junho.
Data de entrega e apresentação: 18 e 20 de junho.


2 comentários:

  1. Link com Textos:

    https://drive.google.com/drive/folders/1i6tevLt1W7mr_SDvw36WmPqrJ413QGMZ?usp=sharing

    ResponderExcluir
  2. Normas ABNT: http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/pdf/entreteses/guia_biblio.pdf

    ResponderExcluir